MODELO Educativo

DSC_0200 (2)

Dentro da linha da “Escola Moderna” e numa abordagem de “Salas Construtivistas”, parte-se do pressuposto que, em educação, os progressos da aprendizagem amadurecem muito lentamente e não se manifestam de maneira imediata. Por conseguinte é necessário relativizar a avaliação como medida de um produto; importa mais o prosseguimento do processo. Não valorizamos condutas observáveis, mas sim capacidades adquiridas no processo.

A aplicação desta abordagem n’ A Casa Amarela, faz-se através da aplicação da “Teoria da Aprendizagem” e do “Modelo Experiencial” de David Kolb (1984) à Psicologia do Desenvolvimento – mais particularmente ao ensino pre-escolar – tendo como ponto de partida os seus cinco passos:

  • a Abertura (o aluno é preparado para enfrentar o desafio),
  • a Actividade (o aluno enfrenta um desafio novo que requere novas habilidades e soluções),
  • o Suporte (é a característica de apoio que o meio escolar lhe deve proporcionar durante toda a experiência por forma a ele se sentir seguro e continuar a tentar novas estratégias),
  • o Retorno (devolve-se ao aluno informações sobre as suas acções, é uma ferramenta de equilíbrio de responsabilidades entre aluno e professor) e
  • a Reflexão (a aprendizagem é compreendida e organizada interiormente tornando-o mais preparado para o próximo ciclo).

Este modelo centra-se mais no aluno do que no professor, busca o entendimento holístico, organiza-se em redor da experiência e baseia-se na experiência mais do que na teoria. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s