
A Ciência é um momento redondo em que, rodopiando pela sala sem verdadeiramente estar ali, se observa o que não se esperava ou entende, com a emoção de quem procura em círculo a provável e evidente resposta.

As crianças são peritas em circundar círculos e gerar hipóteses. Adoram puxar pela cabeça sem ainda sequer terem noção de que a isso se chama, estranhamente… “brainstorming”. Entreguemos então tempestuosamente os nossos cérebros a novo e insondável mistério… O vento move o mar? É ele o insuspeito criador das ondas?…

Gerámos vento e cata-ventos. Gerámos ondas e fizemo-las devidamente ondular… Hoje não houve vento, apercebemo-nos. Só se começássemos a correr… Então corremos. E depois páramos repentinamente! Eis a onda presa no frasco…

Tentámos dançar, rodopiar, saltar… Em cada movimento acordávamos uma onda… Pensamento pré-escolar perfeito: é tudo isto que o vento faz para criar as ondas que percorrem o frasco gigante que é o mar…? É mais ou menos correcto dizer que sim… pensamos. Entretanto fica a dúvida… E a dúvida, é o início de todas as descobertas.
Catarina A. Correia dos Santos
Autora do Projecto A Casa Amarela
Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica (I.S.P.A.)
Licenciada em Psicologia Social e das Organizações (I.S.P.A. /Katholiek Universiteit Brabant)
Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (O.P.P.)