
A frase que conhecemos é “Recordar é viver.”, no entanto, recordar também é crescer… Tal como David Kolb (1984) defendeu na sua Teoria e Modelo de Aprendizagem, só quando se regressa ao momento anterior e se revive uma segunda, terceira, enésima vez aquilo que se experienciou, é possível verdadeiramente integrar uma memória a par com uma aprendizagem.
Do ponto de vista científico ou prático é, regra geral, imperativo que esse regresso seja acompanhado de uma repetição efectiva da experiência real – preferencialmente com uma alteração, ou mais, pensadas com o intuito propositado de gerar um resultado diferente que proporcione um melhor entendimento do processo “causa-efeito”.

Já ao nível emocional, o pensamento e a circunspecção serão o quanto basta para se conseguir voltar lá atrás e reviver momentos que desejamos entender melhor ou, simplesmente, guardar com mais cuidado dentro de nós.
Tal como os adultos, as crianças conseguem e devem ter tempo e serenidade para fazer este movimento de regresso e de repensar as suas experiências; e, será provavelmente sem surpresas, que facilmente descobrimos que elas não só gostam de o fazer, como o fazem bem mais amiúde que nós adultos.

Isto acontece, porque “reviver” é um passo essencial a um crescimento emocional saudável e qualquer criança é um ser perfeito em busca do melhor de si próprio. Acontece também porque reviver é, frequentemente, uma decisão que nós adultos não tomamos de ânimo leve, devido à sensação de saudade ou perda que pode colocar dentro de nós…

Mas as crianças, as crianças são as criaturas mais corajosas que alguma vez conheceremos… Há quem diga que o são porque desconhecem ainda os perigos; mas também podemos pensar que o são… porque a sua esperança é enorme e inultrapassável…

Esta semana, aqui pela escola, estamos a regressar ao Natal, ao Ano Novo… Estamos a recordar como foi, o que sentimos… Estamos a partilhar experiências, a dividir pensamentos… E, definitivamente, a Sonhar com tudo o que esperamos que venha a ser no futuro…
Catarina A. Correia dos Santos
Autora do Projecto A Casa Amarela
Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica (I.S.P.A.)
Licenciada em Psicologia Social e das Organizações (I.S.P.A. /Katholiek Universiteit Brabant)
Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (O.P.P.)
Bibliografia:
Kolb, David A. (1984). “Experiential Learning: Experience as the Source of Learning and Development”, White Lotus.