
Quando se pensa em apresentar os elementos da natureza a crianças, raramente se considera ler-lhes um poema de gente crescida… Porquê?… Se os poetas são aquelas criaturas que descrevem a natureza melhor que toda a gente? De forma tão, tão próxima que, nos acolhe por vezes a dúvida, de se serão meio fada ou meio elfo, ou algo igualmente mágico…?
O texto “The Smell of Winter” (O cheiro do Inverno) de Anton Chekhov faz-nos uma descrição tão pura e bonita de um ambiente natural pautado de surpresas e irrequietudes que imediatamente consegue a atenção dos mais jovens. Surpresas e irrequietudes… Porque nos serão estas duas palavras tão familiares?… Mas por onde anda a personagem que descreve aquele caminho?… Quem produzirá os sons que ele diz ouvir em surdina?… Ao que sentirá cada um dos elementos que ele nos descreve?… Alguém consegue … imaginar? Estiquemos a mão, fechemos os olhos… ao que sente? Abramos os olhos… ao que cheira…?

As possibilidades de trabalhar algo tão rico com crianças são infinitas… Desde escutar e imaginar, a erguer-nos e dramatizar… – e não obrigatoriamente como previsto no texto… porque o imprevisto é bem-vindo!… Ou ouvir músicas que nos embalem sob os mesmos cenários e sonhos idílicos… Enquanto talvez fazemos experiências sobre estes mesmos elementos e adivinhamos como reagirão a isto ou àquilo…! Ou então, simplesmente, enquanto pintamos ou desenhamos livremente ou em grupo, deixando que a nossa visão do mundo, se una à visão que aquele autor, e aquele pintor e aquele compositor nos oferecem deste. O resto é magia.
Catarina A. Correia dos Santos
Autora do Projecto A Casa Amarela
Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica (I.S.P.A.)
Licenciada em Psicologia Social e das Organizações (I.S.P.A. /Katholiek Universiteit Brabant)
Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (O.P.P.)
Bibliografia:
Chekhov, Anton (1894). “The Student”, Russkie Vedomosti.
