O Homem que Plantava Árvores.

woodsDM1109_468x367

Sabem quando encontramos, exactamente, aquilo que procuramos?… Todas as livrarias são verdadeiras arcas do tesouro é certo e há poucos lugares tão gratificantes como estes em que os livros cobrem as paredes e as bancadas… e bem, quase tudo…

Mas comecemos no início… N’ A Casa Amarela, este ano, vamos conhecer um país absolutamente lindo… Vamos tentar adivinhar qual é…? É um país que fica num recanto suficientemente próximo de tudo mas, aconchegadamente longe, da maior parte do caos… Onde o sol brilha tanto que quase todos os dias são amenos e luminosos e no qual qualquer criança pode ser feliz só de olhar o céu absolutamente azul.

É um país onde quando chove a terra ganha um cheiro a fresco e o mar, que lhe banha a costa a Oeste e a Sul, dança e crepita debaixo das gotas como se brincasse divertido. Neste país há enseadas de areia branca lado a lado com penhascos onde o vento nos assalta sem aviso e nos assusta – ou será que nos acorda…? Neste país adoramos o mar desde que nos sabemos gente… Adivinharam. Este ano vamos ficar por casa.

Nestes próximos dez meses de escola que se aproximam – a que, pomposamente e mui orgulhosamente, demos o nome de “Viagens na Minha Terra”… – vamos descobrir que há cidades diferentes de todas as outras e aldeias pequenas onde o musgo do esquecimento cobre de verde os telhados. Vamos, tal como o próprio Almeida Garrett nessa sua crónica épica, conhecer as gentes, sentir os cheiros, tomar as cores, observar a vida com os olhos de quem não tem pressas… Porque não temos pressa.

IMG_4837

Por isso, quando se entra numa livraria em busca de “momentos de leitura” que nos levem até ao nosso primeiro destino e nos façam sonhar com a vida para trás dos montes e dos rios, sente a bom prenúncio encontrar logo ali um livro em cuja capa um pastor e o seu cão olham os montes como se acabados de sair de um qualquer livro de Miguel Torga. Lá dentro a mensagem ambiental per se: a única diferença que não faremos individualmente, é aquela que não tentarmos fazer.

(Para além deste, vieram mais livros para crianças sobre os ciclos do mel, do papel e do pão em Portugal que em breve partilharemos… )

Catarina A. Correia dos Santos
Fundadora do Projecto A Casa Amarela
Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica (I.S.P.A.)
Licenciada em Psicologia Social e das Organizações (I.S.P.A. /Katholiek Universiteit Brabant)
Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (O.P.P.)
Copyright (Image 1): dailymail.com.uk

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s