A Psicomotricidade e a Creche.

IMG_2557

Gostamos de subir e de descer, de correr e de pular. Somos feitos de energia e temo-la que gastar. Por vezes, os pais não ficam contentes porque não paramos, mas é mais forte do que nós, é a nossa essência e é tão natural. Quando estamos parados, prostrados é sinal que estamos doentes.

Na escola, temos esses momentos só para tal. Brincamos em grupo, a pares ou apenas sozinhos. Tal como Borges (2014) afirma “deverá desde cedo ser estimulado o desenvolvimento da motricidade infantil, pois esta proporciona em primeiro lugar, um melhor funcionamento e desenvolvimento dos aparelhos e do sistema do corpo humano e, consequentemente, uma melhor aprendizagem para a sua vida em sociedade” (p. 7).

IMG_2560

Usamos materiais do quotidiano e com eles divertimo-nos e ginasticamos imenso, ao mesmo tempo que desenvolvemos capacidades e habilidades. Tal como refere Borges (2014), as aprendizagens motoras permitem adquirir “capacidades de equilíbrio e postura, essenciais ao deslocamento e exploração do envolvimento; de perícia e manipulação de objetos fundamentais ao trabalho e à comunicação, o convívio e a colaboração, requisitos de uma socialização da própria criança com os companheiros” (p.7).

IMG_2558

Rastejamos debaixo da mesa, caminhamos por cima de um banco comprido, subimos e descemos uma cadeira…ou várias! Saltitamos de um lado para o outro, lançamos a bola para uma caixa, dançamos ao som da música, formamos comboios, transportamos objetos até determinado ponto. E assim, vamos adquirindo regras e vamos conhecendo o nosso corpo!

Somos feitos de energia e sentimo-nos livres ao usá-la! É bom termos oportunidade para tal porque, tal como os crescidos, se nos proíbem de fazer aquilo de que gostamos sentimo-nos presos e sem asas para voar… e nós gostamos tanto de voar!!!

Mariana Costa Gomes
Educadora de Infância
Do Mundo Encantado da Creche

 

Referências Bibliográficas:

Borges, C.F.B. (2014). O Desenvolvimento da Motricidade na Criança e as Expressões Um Estudo em Contexto de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Tese de mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Universidade dos Açores, Açores. 7

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s