Histórias de Encantar.

pouyp3d28k

Somos pequeninos e gostamos de correr de um lado para o outro. Somos pequeninos e temos imensa energia. Somos pequeninos e gostamos de brincar, rir, dançar e sonhar. Mas, apesar de andarmos sempre de um lado para o outro, paramos sempre que alguém agarra num livro. Adoramos os livros. Sejam do polícia, das cores, dos animais ou dos amores. Adoramos os livros e somos grandes contadores. Já conhecemos bem aqueles que mais nos cativam…o “Grufalão”, o “Pê de pai”, o “Coração de mãe” ou o “Cuquedo”.

Por aqui leem-se muitas histórias e a imaginação flui tal como um pássaro que voa. Gostamos de observar, mexer, sentir ,e, por vezes arriscamo-nos a puxar! Faz parte do explorar. Identificamos os animais e os seus sons. Vemos cores, muitas cores, tal e qual como um arco-íris que surge num dia chuvoso. E quando nos perguntam que cor é aquela, por vezes a pontaria falha, por vezes a pontaria acerta e quando se identifica o amarelo, surge uma pequena mente que diz “é da cor da Casa Amarela!”. E fazemos associações!!

Com as histórias ajudamos a construir pensamentos. Com as histórias criamos ligações e afetos. A criatividade acontece e depois contamos ao pai e à mãe o que ouvimos e o que nos tocou e ficou na memória.

Com as histórias vemos que não somos todos iguais, temos cores, línguas e costumes diferentes. Aprendemos que há meninos que não gostam de sopa, mas é bom comê-la; que é normal sentirmos diversas emoções; que a nossa família às vezes cresce, mas por vezes também diminui; que é bom partilhar e que é bom ter amigos e cuidar bem deles E com as histórias tudo se torna mais fácil de perceber, tudo nos parece familiar e somos compreendidos.

As histórias são uma abertura para o mundo, seja o lá de fora, o mundo dentro das nossas casas ou mesmo o que se desenvolve dentro da nossa cabeça. Somos pequeninos mas começamos a sonhar desde cedo…e é tão bom sonhar! Porque enquanto sonhamos somos felizes.

Mariana Costa Gomes
Educadora de Infância

 

Imagem: Copyright by https://thestir.cafemom.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s