Quando o não, não tem de ser não.

how-to-help-your-kid-wake-up-happy-2

Quantas vezes, logo no inicio da manhã, parece que já corremos uma maratona e que já acordámos há uma dúzia de horas? E porquê…? Porque alguém fez birra lá em casa…

Ora bem, vamos lá saber quem é que na realidade fez a birra… “ Não queria vestir a camisola que escolhi”, “ queria trazer uns mil brinquedos”. No final de contas a criança chega com a camisola de outra estação e com um saco a abarrotar de objectos. No final de contas tanto desgaste para não se obter a vitória…

É certo e sabido que as crianças precisam de limites, precisam de aprender a lidar com a frustração face à contrariedade. Mas será que por vezes não utilizamos certos momentos para nós adultos fazermos braço de ferro e mostrar que somos nós quem detém o poder de veto?… Porque algo não correu tão bem no trabalho, porque por algum motivo perdemos o controlo de determinada situação e assim vemos reposta a nossa autoridade e desígnio? Fazer braço de ferro com uma criança é uma luta desleal que raramente ganhamos…

E se utilizarmos estes momentos que sabemos que vão ser motivo de discórdia e os negociarmos?… Podemos, na noite anterior, dar várias opções de roupa para a criança escolher… Cria-se a aprendizagem da escolha segundo critérios – “ essa não pode ser que é muito quente… essa muito fresca… mas tens estas que são todas adequadas.”- ao mesmo tempo que a criança se sente valorizada por já lhe confiarem tamanha responsabilidade…!

E que tal limitar o número de brinquedos tendo por base o seu tamanho? – “ Podes levar um grande ou dois pequenos, tu escolhes”. Desta forma é dada liberdade de opção dentro das regras e ainda…. dos conceitos matemáticos inerentes! Através da “Negociação” a criança assume responsabilidade ao mesmo tempo que vê a sua opinião valorizada contribuindo para uma boa autoestima…

 

Mafalda Peralta da Costa Loureiro
Educadora de Infância

 

Imagem: Copyright by nurtureandthriveblog.com.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s