As Meninas, o Pai e o Espelho no Quarto.

53e284e6!h.300,id.11029,m.fill,w

Qualquer menina sabe, que o pai é o melhor espelho do mundo. É aquele que nos diz se somos feias ou bonitas. Menos ou mais inteligentes. Pouco ou significativamente amadas.

Qualquer menina sabe que basta um brilho no olhar do pai para que o mundo se encha de tantas estrelas como um céu de Verão. Qualquer mulher sabe, que o Espelho Mágico dos contos de fadas existe. Vivia lá em casa. E que, de quando a quando, todas nós o consultávamos tal e qual como na história… “Diz-me, Espelho Meu… Existe alguém mais bonito do que eu?…”.

E sim. Na nossa história pessoal e intransmissível, também teve de ser encarada, a determinada altura, uma Branca de Neve “inoportuna”… O Pai é da Mãe. Sim, já percebi. “Mas vou querer um “pai” igualzinho ao “Pai”…!” E mesmo aí, quando já houver outro “Espelho Meu” nas paredes da nossa vida… Continuará a ser também no olhar desse “Espelho Original”, que encontraremos a resposta à nossa pergunta mais importante: Sou amada?…

0637bcca17ca18120c4dfea9098d2017

Nenhum Pai pode criar uma menina sem ponderar bem a importância de cada sorriso seu… De cada festa na sua cabeça… Mas, principalmente, de cada brilho no seu olhar cada vez que a menina o tentar conquistar com um “brilharete”… Uma palavra doce nova, um gesto muito feminino aprendido e ensaiado à mesa, uma imitação criativa das palavras ou modos da mãe…

Nenhum Pai se sonhe nunca uma figura secundária. Pode não carregar-nos no ventre e ficar completamente à parte dos nascimentos, das fraldas e dos leites… Mas o seu amor, quando chega, enche o nosso mundo. É o nosso mundo.

Obviamente que o Pai também tem um papel muito importante junto dos meninos – cabe-lhe a ele afinal, nada mais nada menos, que o papel de super-herói ao lado de quem se pode desafiar o universo…! – mas hoje, falamos apenas do lugar doce que ocupa junto de cada menina, sem outros mundos para salvar que não o nosso “sonho dele”.

Entre o menino e a menina estabelece-se uma diferença natural na relação com o Pai… Para o menino há o Pai, Eu e o mundo lá fora!… Para a menina, há o Pai, Eu… e o mundo entre nós.

 

Catarina Correia dos Santos

Psicóloga e Directora d’ A Casa Amarela

9be45bd1028fe3d8383d07a52c173a5f

Fotos: thetrumpet.com, chartphotography.com and others.

 

3 thoughts on “As Meninas, o Pai e o Espelho no Quarto.

  1. Cara Catarina (permita-me que a trate assim), Quero dizer-lhe que gostei muito deste texto que me pareceu (e oxalá que o seja) autobiográfico. Envie mais, envie muitos, porque gosto de ler coisas bonitas e bem feitas. Cordiais saudações

    Adelino Pedro

    Date: Mon, 28 Mar 2016 13:45:42 +0000 To: adelinofpedro@hotmail.com

    • Muito Obrigada!… Fico muito contente que tenha gostado deste texto e que o tenha partilhado comigo… E sim, qualquer texto que uma mulher escreva sobre a relação pai-fllha reportará sempre para aquela que foi, ou é, a sua vivência com o seu próprio pai. Mais uma vez obrigada por este comentário e até breve!! Catarina

  2. Como pai a(pai)xonado pelas suas duas filhas, emocionei-me com este seu texto. Tantas vezes ouvindo a frase “Quem tem mãe tem tudo!” aplicado de forma depreciativa ao papel do pai, tantas vezes sentir que o papel do pai é remetido como apenas um apoio para a mãe a única que tem relação com os filhos. Algumas colegas ao verem a minha relação com as minhas filhas chamvam-me pai-mãe, porque não concebiam um pai que exige participar cooperativamente com a mãe (felizmente a mãe das minhas filhas valida e valoriza o meu papel) na educação das filhas… talvez o papel do pai na vida dos meninos seja mais imediato de ver, é a identificação, etc… mas sempre defendi isso mesmo, que o pai é o Pai. Grato.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s