A Casa Amarela Infantário

Um sítio perfeito para se crescer.

A Importância da Autoridade na Relação com as Crianças ou Como Criar uma Tartaruga Bem Nutrida.

Eu não sei se vocês, tal como eu, também estão cansados de ver artigos em que as palavras “autoridade” e “criança” aparecem demasiadas vezes juntas. Eu não sei se todos vocês, tal como eu, se sentem profundamente tristes enquanto pais, quando têm de recorrer à “autoridade” para fazer mover a montanha imensa que é a dinâmica humana – e, principalmente, a dinâmica infantil. Pessoalmente, sinto-o como uma derrota. Sinto que falhei nas inúmeras hipóteses “construtivas” que tinha ao meu dispor. Sinto que falhei no diálogo, na empatia, na compreensão…

Dizer que “Sim” é sempre mais fácil. Mas dizer um “Não, porque não.” é definitivamente a opção que menos investimento implica logo a seguir. Dizer “Não” e explicar…? Bem. Isso é o que pode facilmente ser “um cabo de trabalhos”. Mas vale a pena. Ou não?… Será que a capacidade inquisidora de um qualquer ser humano – pequeno ou crescido – vale a pena?… Será que querer saber mesmo quando ainda nem se sabe muito bem como colocar a pergunta, é um momento deitado fora?… Todas as perguntas valem a pena, quando a alma não é pequena. E, sabe Deus, a quantidade de perguntas que é necessário fazer-se para uma “alma” crescer… Para uma mente desabrochar e evoluir.

Por isso… não. Não à autoridade. Não ao “Não, porque não.” ou ao “Sim, porque sim.”. Não confundamos confortavelmente “autoridade” com “impor de limites”. Jamais. Impor limites é amar o suficiente alguém, para nos preocuparmos em ensinar-lhe onde começa a liberdade dos outros. Autoridade…? Autoridade é apenas não amar sequer o suficiente, para nos darmos ao trabalho de lhe procurar uma resposta. Ou mais grave ainda… Uma forma de não admitirmos não sabermos todas as respostas.
Dialogar?… Bem… Para dialogar é preciso tempo. É preciso parar de correr e viver este momento agora… Sem pressa. Autoridade?… E porque não Amor?…
Catarina Correia dos Santos
Psicóloga Clínica e Directora Técnica

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: