A Casa Amarela Infantário

Um sítio perfeito para se crescer.

Faz de Conta que…

1621722_753013191443494_8495157071896850863_n

Os Jogos de IMITAÇÃO, vulgarmente conhecidos como “faz-de-conta”, permitem às crianças assumir papéis que habitualmente não lhes cabem e experimentar, dessa forma e em primeira mão, emoções, afectos e comportamentos diferentes.

Não é por coincidência, que algures pelo início de cada semana, um dia deva ser dedicado a actividades de CATARSE como a psicomotricidade ou a expressão dramática. Acontecem imensas coisas no fim-de-semana que a criança sente necessidade de partilhar, de exteriorizar; para além de que, o início da semana marca igualmente – a princípio – a PASSAGEM de um “tempo de família” para um “tempo entre pares”.

É extremamente interessante observar como, independentemente do papel atribuído, cada criança o “vive” e “recria” de uma forma diferente; não só dependendo da sua personalidade, como do seu estado emocional nesse momento.

Na nossa “Oficina do TEATRO”, é comum encenarmos – entre muitos outros – o livro “Caça ao URSO”*. E é curioso observar, como temos sempre ursos empenhadíssimos na sua “caça” e ursos que, por sua vez, preferem conviver com os supostos “caçados”… Como temos ursos que preferem caçar bem alto na hierarquia (as educadoras) e ursos que se limitam a tentar a sua sorte com os seus pares…

Em cada uma destas escolhas, observam-se aspectos fascinantes do desenvolvimento infantil: o testar dos LIMITES, o aparecimento já da capacidade de “brincar” aos AFECTOS mais pele-a-pele, a EMPATIA com o outro… A dramatização permite exactamente isto. O “ser” qualquer coisa que habitualmente não podemos ser; e aprender, desta forma inócua, ao que é que “sente” ser-se isso. Conhecer os HORIZONTES dentro de nós.

Uma palavra também sobre os caçadores que acabaram “caçados” e que se dividiram entre dois grupos: os que fugiam a rir e os que permaneciam inertes no seu espanto para desespero dos ursos…

*Baseado no livro “Vamos à Caça do Urso” de Michael Rosen e Helen Oxenbury (Ed. Caminho, 2004)

Catarina Correia dos Santos
Directora Técnica e Psicóloga Clínica
10923323_753013211443492_6335577277779314172_n

2 comentários»

  Rita Coutinho wrote @

O V. adorou🙂 Ontem contou lá em casa e fez uma demonstração da caça o urso.

  acasaamarela wrote @

Que bom! Agora queremos saber detalhes…!🙂 Quem é que conseguiu fugir ao ímpeto do jovem V….? Hummm…? É que eles foram daqui muito bem treinados!…🙂


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: