Kolb e uma Escola Inclusiva.

services_children

Algures num dos movimentos de expansão previstos para A Casa Amarela, gostamos de pensar que estará presente a evolução para uma Escola INCLUSIVA. Uma escola que englobe a DIFERENÇA, não atribuindo-lhe um caracter de excepção ou ignorando-a, mas incluindo-a no real sentido do termo, numa “igualdade” prevalecente e auto-organizada.

David KOLB e a sua Teoria da Aprendizagem, serão sem qualquer dúvida, um instrumento fantástico para o desenvolvimento de uma Escola Inclusiva. Aprender com a “EXPERIÊNCIA”. Repetir a “experiência”. Tentar antecipa-la noutro cenário. Adapta-la a outra vivência. O desabrochar COGNITIVO e o implementar da curiosidade pelo conhecer não poderiam ter, a nosso ver, um caminho mais perpicaz e mais capaz de juntar numa mesma sala a “desigualdade” mas também a “heterogenia” HUMANA.

“Cada criança traz consigo um quadro de referência GENÉTICO que a torna única na forma como entenderá cada uma dessas aprendizagens e experiências. O respeito por esta UNICIDADE deverá ser o mote de qualquer escola (…) a ideia não poderá ser nunca homogeneizar a diferença, mas promover na heterogeneidade uma RIQUEZA intelectual, cultural e humana que nos catapulte a todos para um novo nível de conhecimento e entendimento.

Mas convenhamos que até aos três anos de idade brinca-se e, por isso mesmo, sempre que estimulamos aprendizagens e aptidões fá-lo-emos brincando… Pois essa é a linguagem que se falará aqui. Mas não nos equivoquemos. BRINCAR é uma coisa muito séria. Foi a brincar que nós aprendemos tudo aquilo que de mais importante sabemos.” (in Projecto Pedagógico d’ A Casa Amarela, 2009).

Catarina Correia dos Santos
Psicóloga e Directora da Casa Amarela
blogue8

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s