Solstícios, Finalistas e Famílias…

IMG_0064 (2)

Na nossa página FB, escrevi que cada vez que chega a altura de entregar as pastas aos bebés que seguem em Setembro para o Jardim de Infância, cada vez que chega a altura de os deixar ir… Me apercebo que o tempo passa, de facto, depressa demais. Depressa demais para mim, para a minha equipa, para as crianças e, acredito e dizem-me, que para os pais e famílias.

DSC_0227 (2)

É sempre difícil esta altura do ano, provavelmente não tanto por os ver partir para novos voos, mas pela certeza de que ficamos a meio de um projecto que, modéstia à parte, acho fabuloso. Não só pela diversidade e imaginação presentes no caminho pedagógico que se faz ano após ano, mas principalmente pela riqueza do vínculo afectivo que se consegue estabelecer nesta “casa”… Tão amarela por fora, tão “ovo” por dentro.

IMG_0013 (2)

Quem visita a Casa Amarela pela primeira vez, não deve esperar ouvir de nós discursos imensos sobre modelos e rotinas, mas antes as histórias dos afectos e das descobertas que preenchem o nosso dia-a-dia; e, que um dia mais tarde, preencherão por certo a nossa memória… Eu, pelo menos, às vezes já me imagino velhinha a contar milhentas vezes sobre aquela vez em que um menino… E sabem, depois as histórias são mesmo como as cerejas… Vêm umas atrás das outras…! E agora percebo a magia daqueles momentos, em que sentada no sofá ouvia pela centésima vez os episódios que a minha avó me contava… Sobre essa vida numa aldeia à beira-mar, poucos anos depois de 1900 ter despertado no relógio… Ainda tão perto para ela e já tão absolutamente fascinante para mim!…

IMG_0066 (2)

E como este discurso já vai longo, resta-me dizer-vos que esta festa foi muito bonita mas que espero não ter de voltar nunca mais a entregar pastas de finalistas de saída para o jardim de infância… Porque custa; e porque sei que ainda podemos fazer tão mais e melhor convosco!… Podemos ainda levar-vos tão mais lá acima… A ver as estrelas!.. Custa-nos também despedirmo-nos dos pais e das famílias; cada vez mais. E, por tudo isto, o meu desejo é que para o ano o nosso sonho já seja mais que um sonho… Seja já (mais) uma “casa” de amor e descoberta. Impõe-se aqui uma “birra” memorável…! : )

Com uma saudade que já vai daqui até à lua… Encerro aqui o ano lectivo de 2013 – 2014.

 

Catarina Correia dos Santos

Psicóloga Clínica e Directora Psicopedagógica

DSC_0040 (2)

One thought on “Solstícios, Finalistas e Famílias…

  1. adoro tudo o que é aqui escrito contém tanto sentimento e amor que é difícil não nos tocar no coração um sentimento tão nobre que é o de “amar”
    tudo parece tão leve e belo.
    obrigada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s