Sorrindo de Orelha a Orelha…

DSC_0283 (2)

Foi esse hoje, o tamanho do nosso sorriso. Não que todos os dias não vão havendo motivos, aqui e ali, para sorrimos mal entramos nesta casa. É tão fácil ser-se feliz quando se é criança. Quando tudo nos anima simplesmente por existirmos, por estarmos ali e por haver sol ou chuva lá fora. Tanto nos faz. Mas hoje o dia foi, de facto, especial.

DSC_0006 (2)

Abismal essa magia que fez com que ao sairmos para o jardim, de repente percebêssemos que um pouco por todo o verde, haviam agora outras cores. Pequenas. Brilhantes. Chamando por nós…

DSC_0033 (2)

Mas nesta caça, um ovinho encontrado não é apenas “um” chocolate… É “a” nossa contribuição para a “cesta comum” que mais tarde, todos havíamos de saborear ao lanche. É a nossa parte. A nossa oferta para um dia melhor.

DSC_0070 (2)

Hoje é um “chocolate”, ou dois, ou três, ou dez… Amanhã será um projecto bem feito, um percurso com brio. Um por todos e todos por um. E agora, se ainda estivéssemos na escola, podíamos cantar uma vez mais esse clássico inultrapassável… “Era uma vez os três, os famosos mosqueteiros…”.

DSC_0133 (2)

Caçados os tesouros, fomos literalmente “sujar-nos” para a horta. Inicialmente todos de branco e amarelo “limpinho”… Um pouco mais adiante de um branco e amarelo mais castanho e esverdeado. E aqui foi bonito ver como bebés tão pequeninos já se “ajudam” e unem forças, para completar essa tarefa pesada de mover e repor a terra em redor das sementinhas. Vê-los ajeitar o solo com o preciosismo de um amor responsável, é uma imagem que vale um dia inteiro, do princípio ao fim.

DSC_0198 (2)

Lá dentro da escola, as galinhas da Páscoa que criámos enfeitam o hall orgulhosas do seu “novo” estatuto nesta celebração. De crinas erguidas, acautelam-se face à intromissão de qualquer “coelhinho” atrevido a quem cruze a ideia invadir esta festa que querem só sua!… E de dentro dos seus ninhos de palha, exibem-nos os seus ovinhos… Os verdadeiros ovinhos da Páscoa…!

DSC_0203 (2)

Entretanto as meninas grandes, aproveitando o sossego das sestas, ultimam os presentes para levar para casa ao final do dia. A indústria das caixinhas ficou finalmente pronta com todas as suas cores, laços e relógios de brincar. Num saltinho até à porta tirou-se a foto à equipa que construiu cada momento deste dia, como constrói todos os momentos de todos os outros dias. Com a vivacidade e a generosidade que a sua própria juventude lhes confere. Não há como não gostar delas.

DSC_0216 (2)

Mas depois do despertar e do lanche, ainda faltava muita coisa…! Faltava tirar a foto de grupo para mais tarde recordar… E foi muito “senta” e “levanta”. Muito “chega para aqui” e “para ali”. Muito reboliço na relva com o branco e o amarelo a ficarem ainda mais verdes!… Houve sapatilhas a saltarem dos pés e a terminarem do outro lado da relva. Meu Deus… Quem disse que tirar uma foto de grupo de tantas crianças juntas era fácil?… Creio que ninguém. Apenas de todas as vezes que o fazemos, sonhamos sempre que, desta vez, vamos conseguir fazê-los todos olhar para o mesmo lado, só por dois segundos…! Apenas dois segundos…

DSC_0263 (2)

E bem, depois foi o momento das pinturas faciais. E dependendo do talento da pintora, assim saiam galinhas mais ou menos arranjadas ou… apenas o rasto destas!… E, por fim, chegou o momento “alto” do dia, aquele que se repete quase todos os dias… Alojar-nos debaixo da mesa e falarmos sobre… Não sei. Nunca me consegui meter debaixo da mesa… Ou pelo menos sem ser notada!… E quando o faço e me veem chegar, as conversas são trocadas por risos de espanto e o tema escapa-se entre as gargalhadas…! Mas fantasio que se fale sobre o dia que se teve e sobre o que se fez… E tenho a certeza que se fala de coisas boas. Muito boas mesmo.

DSC_0286 (2)

Desejo-vos a todos, em meu nome pessoal e da minha equipa – muito amarela, jovem e cheia de brio – uma Páscoa com muita alegria, partilha e carinho!

 

Até breve!

Catarina Correia dos Santos

Psicóloga Clínica e Directora Técnica

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s