Halloweening… O Pão por Deus.

Dia 31 de Outubro. Véspera do Dia de Todos os Santos. Ante-véspera do Dia de Finados…

Hoje em dia, um pouco por todo o mundo, é noite de Halloween… Noite de “Trick or treat”, de guloseimas, de festas de máscaras “spooky”…

Há muitos, muitos anos atrás… Muito antes do Halloween, das guloseimas e das máscaras… As crianças portuguesas saiam à rua uma noite por ano.

Nessa noite levavam consigo saquinhos de pano, e sozinhas percorriam as aldeias batendo de porta em porta. A quem abrisse diziam: “Pão por Deus”. E quem abria, tinha já preparados estes bolinhos de erva-doce, que dando pelo nome de Santorinhos, eram dados às crianças. Figurativamente, era a “esmola” dada ao “pobre” em memória de todos aqueles que já tinham partido dessa família.

Este ano recuperámos a nossa tradição original, que estando na origem desta outra tão globalizada, foi pouco a pouco esquecida. Ontem fizemos os Santorinhos com as crianças e hoje elas levarão para a casa os seus bolinhos de erva-doce.

Levarão também a receita, para que os pais e as famílias nos ajudem a recuperar esta tradição passando-a às gerações futuras.

Aqui na escola hoje brincamos uma vez mais ao Halloween… Não tanto na versão guloseima ou “truque ou travessura”, mas mais na abordagem à máscara e à fantasia como formas saudáveis de brincar e chocalhar os medos…

Creio que estas imagens (mas principalmente as que os pais receberão em casa… : – ) ) falam pelo dia que tivémos… Que estamos a ter… : – )

BOM FERIADO!

Catarina Correia Santos

Psicóloga Clínica e Coordenadora da Equipa ACA

2 thoughts on “Halloweening… O Pão por Deus.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s