A Casa Amarela Infantário

Um sítio perfeito para se crescer.

A importância de um doce despertar.

Já nos aconteceu a todos não ouvir o despertador pela manhã. Acordamos sobressaltados, saímos de casa a correr e o trânsito parece pior que nunca. Chegamos ao trabalho stressados, irritados, sem energia e com vontade que o dia passe bem rápido. Tudo parece correr mal.

Mas também já nos aconteceu acordar 20 minutos antes do despertador e ficarmos felizes por podermos ficar mais um bocadinho na cama a ver os raios de sol pela janela. Arranjamo-nos com calma e até cedemos passagem no trânsito. Vamos trabalhar cheios de energia, bem-dispostos e sentimo-nos mais produtivos.

Acontece o mesmo quando as crianças vão para a escola de manhã. A maioria das crianças chega à escola ao colo da mãe ou do pai ainda ensonadas pelo embalar do carro e a pensar na “chuchinha” que ficou caída na cama. Espera-se que o ambiente escolar que a acolhe inicialmente seja o mais tranquilo possível.

Se quando a criança chega à escola se depara com gritos, correrias e dispersão, é obrigada a despertar bruscamente no meio da confusão. Isto vai gerar má disposição, irritabilidade e situações como a falta de apetite e as dificuldades em descansar durante a sesta. Gera-se um espaço para ansiedade e a criança, como é óbvio, pode manifestar insegurança em deixar o colo seguro para entrar naquilo que sente como uma verdadeira “selva”. O dia de crescimento saudável que a esperava perde parte das suas possibilidades. As energias que deveriam ser usadas no seu desenvolvimento foram gastas ao tentar encontrar-se no meio do caos.

A criança tem o direito de quando chega à escola usufruir de um ambiente calmo que a ajude a despertar para um dia intenso de boa disposição, mimos e aprendizagens.

Mafalda P. Loureiro

Educadora de Infância

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: