A Casa Amarela Infantário

Um sítio perfeito para se crescer.

O papel do Pai.

pere_enfantCrescer com um pai e com uma mãe – apesar das suas eventuais discórdias e mais que certos desencontros – é como viver num país com dois partidos (Coimbra de Matos, 2009); supostamente, oferece-nos a possibilidade de aceder a duas visões sobre as coisas, a duas maneiras de fazer exactamente uma mesma coisa, à possibilidade de optar. E sobre esses dois olhares sobre o mundo, cresce o nosso, parecido em muito com estes mas, ainda assim, diferente quanto baste.

Se bem que laços biológicos e de nutrição ligam mãe e bebé de um modo particular nos primeiros tempos, ao pai impõe-se um papel delicado; para além de se estabelecer como a entidade com quem se mantém um vínculo afectivo sob a égide da segurança e da presença dos limites, este terá ainda de funcionar, amiudamente, como o “mediador” na relação mãe-filho. Como o psicanalista Fairbairn (1940) escreveu: o pai corrige os “vícios” relacionais com a mãe.

Num tempo em que,  ter um filho passou a ser um privilégio caro e bem pensado, passámos de ter um “l’enfant”  para proteger um “infant” (Aulagnier, 1986), ou seja, a criança que crescia entre iguais, tende a passar a ser criada como “especial” – com toda a fragilidade e solidão que acarreta, sentirmo-nos diferentes dos nossos pares.

Quando uma mãe tem o seu bebé ao colo e a brincar finge que o atira ao de leve ao ar, faz exactamente isso… finge que o atira; subtilmente mantém-no sempre ao colo. Quando um pai tem o bebé ao colo e o atira ao ar, atira-o bem alto; e é lá de cima que ele vê o seu mundo.

Catarina Santos

Psicóloga Clínica e Directora Técnica

Aulagnier, P. C. (1986). Un Interprète En Quête De Sens.“. Editions Ramsay: Paris.

Coimbra de Matos, A. (2009). Discurso proferido no 1º Encontro da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica sob o tema “A Esquizóidia e a Sociedade Actual”. Lisboa.

Fairbairn, R. (1949). Estudos Psicanalíticos da Personalidade. Vega: Lisboa.

FELIZ DIA DO PAI NA A CASA AMARELA:

acababies4-071

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: