Aprende-se ao espelho

acababies4-059Aprende-se ao espelho. No sentido em que quando uma criança aprende, ela aprende em frente a um espelho, que é um outro ser humano, que entendido emocionalmente como um igual, lhe proporciona a experiência de poder ver e repetir as experiências que a impelem para o crescimento. Mais que aprender, ao observar o outro e as suas experiências – positivas e negativas – a criança aprende algo, que não sendo um conhecimento, será uma peça fulcral na sua relação futura com a vida e com os outros: a capacidade de empatia.

aca-babies2-046Os neurónios em espelho e as sinapses entre eles (sinapses espelhadas) permitem viver um determinado acto ou emoção como se o próprio fosse o actor envolvido e não um mero observador. Este viver das experiências sem a obrigatoriedade de passar pelo acto, constitui uma base fulcral da aprendizagem pelo “faz de conta”, constituindo em parte, um aprender indirecto, pelo erro “do outro”. A linguagem é uma das áreas que parece mais ganhos receber deste funcionamento, embora dada a sua recente descoberta pelas neurociências, é esperado entender-se em breve, muito mais sobre o quão extenso será realmente o papel do funcionamento mental em espelho, no desenvolvimento e aquisições dos primeiros anos de vida.

Catarina Santos

Psicóloga Clínica e Directora Técnica

1 thoughts on “Aprende-se ao espelho

  1. Boa tarde!
    Gostaria de saber se tem algum material referente a aprendizagem de crianças através da observação da ação do outro,pois estou fazendo um pesquisa para compor minha monografia que tem como tema, “A prática docente e suas contribuições para a formação da subjetividade dos alunos da educação infantil”.Se puder me ajudar agradeço,
    Michele Lorena.

Deixe uma resposta para Michele Lorena x