A Casa Amarela Infantário

Um sítio perfeito para se crescer.

O Desenvolvimento Infantil nos primeiros três anos de vida

Até aos três anos de idade o aparelho psíquico da criança usufrui de uma característica essencial ao seu desenvolvimento: a plasticidade. Neste período o cérebro funciona como uma esponja pronta a absorver tudo o que o meio que o rodeia souber oferecer. Disponível para desenvolver aptidões, que se não estimuladas nesta fase da sua vida, não o poderão voltar a ser. Disponível para desenvolver competências, que se não adquiridas nesta fase, demorarão muito mais tempo e esforço por parte da criança a serem desenvolvidas.

Por considerarmos crucial este aspecto do desenvolvimento infantil, no projecto da Casa Amarela tudo é pensado tendo em conta as potencialidades da primeira infância e a procura contínua de novas formas de promover experiências enriquecedoras. Neste curto período de vida, todos os momentos são fulcrais para serem lançadas as sementes que darão fruto no futuro e que permitirão à criança ser um adulto com sucesso nos mais variados domínios. Uma criança que aprende a gostar de aprender, é uma criança que sempre quererá aprender mais e terá uma auto-estima mais elevada; será um adulto mais forte e mais feliz. Todos os meses, todas as semanas, são importantes neste processo.

O convívio com outras crianças é também um factor de desenvolvimento extraordinário nesta idade, porque lhe permite aceder a um ambiente rico e pleno de significado pessoal.


Mafalda Peralta da Costa

Educadora de Infância

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: